Saúde

Dia do Doador de Sangue: Hemoba de Teixeira de Freitas – BA. realiza campanha para aumentar estoques de sangue.

“É um ato simples que tem um grande poder de salvar vidas”, é assim que uma das doadoras, que participou da Semana do Doador de Sangue, no Hemoba de Teixeira de Freitas, define o que é doar sangue. A programação que começou nesta segunda-feira (23) e vai até sábado (28), está conseguindo mobilizar a população. Nesta quarta-feira (25), é celebrado o dia do Doador de Sangue, e os voluntários se sentes homenageados por um ato de amor e solidariedade.

Lameque de Souza – Doadora

Para Lameque de Souza, que é doadora desde os 18 anos de idade. O solidariedade e o amor ao próximo foram os principais motivos para que ela se tornasse doadora. “Saber que eu poderia salvar vidas com um ato tão simples me fez ter esta iniciativa. Eu não me arrependo. Não dói, não atrapalha a nossa vida. É só separar um minutinho do tempo da pessoa. É um ato simples que tem um grande poder de salvar vidas”, disse Lameque.

Felipe Galvão – Doador

Este ano, por conta da pandemia, os estoques diminuíram muito e a campanha tem sido importantíssima para reabastecer os hemocentros em todo o país. Felipe Galvão fez a parte dele e já fez a doação. “Quero fazer o apelo para que as pessoas doem sangue. Pois é importante ajudar outras pessoas. Muita gente não vê a dimensão do que é doar, mas só quem tem um parente necessitado, alguém que precisa, que caia a ficha, na real, de saber a importância de poder doar sangue e estar ajudando outras pessoas de uma forma simples, rápida e bem eficaz” disse o doador.

Com a campanha que é nacional, a Fundação Hemoba e mais 16 hemocentros estaduais de todo o país tem como objetivo destacar a importância da doação de sangue, sobretudo durante a pandemia, período onde houve queda de até 50% no número de doações em algumas regiões do Brasil.

Amanda Silva – Assistente Social

Segundo a assistente social do Hemoba de Teixeira de Freitas, Amanda Silva, a unidade irá funcionará das 8h às 16h durante toda a semana e no sábado das 8h às 13h pra atender a todas as pessoas. “A população que tenha interesse em vir realizar a sua doação, é importante a gente lembrar dos critérios para doação de sangue, especialmente no momento de pandemia. Então, é necessário o uso da máscara, trazer documento oficial com foto, e lembrar que para doação de sangue é necessário ir bem alimentado para realizar a doação”, explicou Amanda.

De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população doa sangue de forma regular. Esse número fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mas bem atrás dos 5% registrados em países da Europa. Com a pandemia, esse número ficou ainda menor. Só na Bahia, a queda nas doações chegou a quase 20% no primeiro semestre deste ano em relação a 2019, o que gerou forte impacto no abastecimento de sangue no estado.

Prefeitura de Teixeira de Freitas – BA.

INFORMOU O REPÓRTER DO POVO LEONES ALENCAR NOTÍCIAS 73 9 9972 4624

Facebook Comments Box