Destaque

Dia Mundial de Conscientização do Autismo Celebra a Inclusão em Teixeira de Freitas – BA.

Neste Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de Março, Teixeira de Freitas tem muito o que comemorar. O município possui um Centro Especializado em Reabilitação (CER 4), que é referência no tratamento de pessoas com TEA (transtornos do espectro autista).


A unidade possui uma sala especial para a reabilitação intelectual e autismo para realizar os atendimentos. É um local com estímulos sensoriais e atividades lúdicas promovidas por uma equipe multiprofissional especializada, que atende em média 100 pacientes de todos os municípios da região Extremo Sul do Estado.

O principal desafio é fazer com que as pessoas compreendam a importância de se solidarizar pela causa, porque autismo não afeta apenas a criança e sua família, mas toda a sociedade. Para a coordenadora de reabilitação intelectual e autismo do CER, Paula Murta, o olhar que os médicos pediatras estão tendo, com relação às fases do desenvolvimento das crianças, é fundamental. “A intervenção/tratamento precoce contribui bastante para evolução das crianças com autismo. Por isso a importância de procurar um profissional especializado, que terá o cuidado de acolher não somente a criança com o diagnóstico de autismo, mas, também, a família”, explicou a coordenadora.

O diagnóstico nem sempre é claro e, assim, o tratamento também não é realizado de forma plena. O mais importante para os pais é a informação. É preciso ter em mente que a família é essencial nesse momento, tanto na busca por tratamentos, quanto no apoio emocional para a criança.

INFORMOU O REPÓRTER DO POVO: LEONES ALENCAR NOTÍCIAS (73) 9 9972 4624


Facebook Comments Box