Destaque

Prefeitura Monta Abrigo Emergencial para Moradores de Rua em Teixeira de Freitas – BA.

Em resposta às ações de contingenciamento à expansão da pandemia da Covid-19, frente as pessoas em situação de rua em nossa cidade, a Prefeitura de Teixeira de Freitas montou, no Ginásio de Esportes Antônio Imbassahy, um abrigo emergencial para colhimento às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Fruto de ações conjuntas das pastas de Esporte, Assistência Social, e com apoio de todas as Secretarias, o serviço está ativo desde o dia 26 de março.

A ação conta com o apoio de diversas instituições e dá continuidade ao trabalho já realizado pelo Centro Pop em nossa cidade, que acolhe moradores de rua, como explica Eloísio Liberato, coordenador do espaço: “o Centro Pop funciona diurnamente, é subordinado à Secretaria de Assistência Social do município, como ponto de acolhimento e acompanhamento de pessoas vulneráveis. A eles são oferecidos a possibilidade de banho, alimentação e aconselhamento”.

Com o surgimento dos primeiros casos de COVID-19 na região e da orientação pelo isolamento social em nossa cidade, “tínhamos uma questão: onde essas pessoas irão? Então surgiu a possibilidade de trazermos esses moradores de rua para apoiá-los aqui [no Ginásio de Esportes]”, pontua o coordenador.


O coordenador explica que tudo foi possível por que o prefeito esteve sensível a esta situação. Neste período de contingenciamento, os abrigados podem contar com 4 refeições, banho, cama e aconselhamento a respeito do coronavírus. Eloisio salienta que o espaço é exclusivamente direcionado a pessoas em situação de vulnerabilidade social da cidade de Teixeira de Freitas. Para evitar aglomeração, a Prefeitura trabalha com o limite de 30 pessoas.

Ajudando ativamente com as ações de acolhimento, e responsável pela administração do Ginásio de Esportes, Wanderley Silva, lembra: “temos abrigados aqui cerca de 30 pessoas, e muitas doações têm chegado às nossas mãos, porém elas ainda não são suficientes. Por isso gostaríamos de dar a oportunidade, para que pessoas e instituições, possam ajudar com roupas, colchões, produtos de limpeza individual e outros, através do número: (73) 9 9998-6681. Basta ligar ou entrar em contato pelo Whatsapp, que iremos buscar”.

Ascom/PMTF Prefeitura de Teixeira de Freitas -BA.

INFORMOU O REPÓRTER DO POVO: LEONES ALENCAR NOTÍCIAS (73) 9 9972 4624

Facebook Comments Box