Destaque

Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas – BA. Dá Dicas de Prevenção e Explica Mais Sobre o Coronavírus.

Profissionais da saúde e autoridades tem destacado que a principal medida para evitar a contaminação com o novo Coronavírus Covid-19, é evitar aglomerações, pois o contato próximo com outras pessoas é a principal forma de transmissão. A Hashtag #Fiqueemcasa tem ganhado cada vez mais popularidade e as organizações de saúde estão cada vez mais preocupadas com a desobediência desta principal orientação.


A infectologista do Hospital Municipal Teixeira de Freitas Andrine Remígio, explica que a transmissão do novo Coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como espirro, tosse, gotículas de saliva, contato físico com uma pessoa infectada ou toque em objetos ou superfícies contaminadas (seguido de contato com boca, nariz ou olhos). “Para reduzir as chances de transmissão a orientação é não permanecer perto de um grande número de pessoas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza manter uma distância de pelo menos um metro de distância, além de lavar as mãos com água e sabão sempre que possível”, explica a infectologista.


Ainda segundo a infectologista, a conscientização das pessoas é muito importante porque a responsabilidade é de todos. “O ideal é que todos fiquem em casa e só saiam quando for extremamente necessário, além de seguir a risca todas as orientações para evitar a propagação da doença”, explicou.
O que fazer:

  • Lavar as mãos frequentemente por 20 segundos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel;
  • Cobrir o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar;
  • Evitar contato próximo (um metro de distância) com pessoas que não estejam bem;
  • Ficar em casa e se isolar das outras pessoas que moram com você caso apresente os sintomas da doença;
  • Evitar o contato das mãos com os olhos, nariz ou boca sem estar com as mãos limpas;
  • Evitar sair de casa, mas se sair, sempre usar máscara.

INFORMOU O REPÓRTER DO POVO: LEONES ALENCAR NOTÍCIAS (73) 9 9972 4624

Facebook Comments Box