Notícias

Teixeira de Freitas – BA. Sediou o 1º Fórum Regional de Mudanças Climáticas.

Na noite desta segunda-feira, (16), “Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas”, a Prefeitura de Teixeira de Freitas promoveu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB, o 1º Fórum Regional de Mudanças Climáticas.

O Evento, que aconteceu na Câmara Municipal, teve como principal objetivo chamar a atenção da população e da comunidade acadêmica para a questão ambiental e para a necessidade de ações que reduzam o impacto dessas mudanças no planeta.

Durante o Fórum, especialistas, acadêmicos, doutores, poder público e sociedade civil puderam discutir as atuais realidades do clima, no âmbito regional e mundial.

Um dos palestrantes, Dr. Frederico Monteiro Neves, que é Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento, explicou que fazer essa discussão junto com a sociedade é fundamental para a construção de soluções para este problema. “As mudanças climáticas já tem mudado até a propagação de doenças e a gente sabe que é importantíssimo debater, especialmente, aqui no Extremo Sul da Bahia, pois Teixeira de Freitas como sendo o maior município daqui, não pode ficar de fora dessa discussão que é central hoje em dia”, explicou o palestrante.

O secretário de Meio Ambiente, José Archangelo Depizzol, disse este Fórum precede um outro momento de discussão. Segundo ele, neste primeiro momento, o objetivo é entender o que os pesquisadores apontam sobre esta realidade, buscando uma discussão científica.

“Após a apresentação dos dados científicos, faremos, em outra data, uma Conferência Municipal de Meio Ambiente para discutir, a partir desse Fórum, as alternativas e ações, pois o aquecimento global traz uma série de consequências na vida humana e para o planeta como um todo. Consequências na agricultura, consequências na saúde humana, consequências na produção animal, consequências em todos os setores”, analisou o secretário.

Os temas das mesas-redondas que aconteceram no fórum foram: 1)Política Estadual de Enfrentamento às Mudanças Climáticas; 2) Panorama do Contexto Científico e Político da Problemática das Mudanças Climáticas; 3) Monitoramento da Cobertura Vegetal e Influências nos Recursos Hídricos do Extremo Sul da Bahia; 4) O Papel do Poder Público na Adaptação, Mitigação e Resiliência Urbana, Relacionados a Fatores Climáticos.

INFORMOU O REPÓRTER DO POVO: LEONES ALENCAR NOTÍCIAS (73) 9 9972 4624



Facebook Comments Box